5ºAno





CLIQUE NA FOTO DA PROFESSORA PARA OUVIR O RECADINHO QUE ELA TEM PARA VOCÊ.

              

 CLIQUE AQUI PARA OUVIR SEU PROFESSOR(A) DE ARTE.

CLIQUE AQUI PARA OUVIR SEU PROFESSOR(A) DE
 ED. FÍSICA.



CLIQUE NA IMAGEM PARA FAZER SUAS ATIVIDADES DE 11 A 15 DE MAIO.








CLIQUE NA IMAGEM PARA FAZER SUAS ATIVIDADES DE 4 A 8 DE MAIO.







É SÓ CLICAR NA DISCIPLINA E PRONTO! VOCÊ FAZ SUA ATIVIDADE.
SEMANA DE 27 A 30  DE ABRIL


SEGUNDA-  FEIRA  
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA

MATEMÁTICA

GEOGRAFIA



Saiba por que comemoramos
1 DE MAIO




SEMANA DE 20 A 24 DE ABRIL



SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA




EMENDA




FERIADO



















2017

Contos de Mistério

5M2







XIV MIP

Aprendendo e ensinando


         As turma dos 5ºs anos 5M1 e 5M2 apresentaram às turmas do Infantil e 1º ano a boneca Abayomi que fez o maior sucesso em nossa Mostra. Os alunos passaram parte da manhã ensinando aos alunos como confeccionar a boneca e falando sobre sua origem.










Caminho Poético

Trabalho realizado e apresentado na XIV MOSTRA de Integração cultural

Acesse:

POESIAS 5M1
POESIAS 5M2
POESIAS 5T3

Bonecas Abayomi


          Para trazer alegria para seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos navios que transportavam escravos entre Brasil e África, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e faziam pequenas bonecas, feitas de tranças e nós.
         Sem costura alguma ( apenas tranças e nós), as bonecas não possuiam demarcação  de olho, nariz e boca, isso para favorecer as várias etnias africanas.
         Essas bonecas ficaram conhecidas como Abayomi, que significa encontro precioso ( ABAY= encontro, OMI= precioso)  e são símbolo de resistência.
Pesquisa realizada pela aluna Júlia Moreira - 5M2


Os 5ºs anos estão trabalhando poema e contos. Para os poemas um dos objetivos é desperta o sentimento criativo dos alunos, e para os contos , o objetivo é mostrar para os alunos, que estes traduzem a sabedoria de um povo que é passado de geração para geração.



5M2 - Professora Lucinete


 5M1 - Professora Célia





5M2

Desafio Aceito

Muitas pessoas não sabem ou não acreditam que a matemática esta presente nos nossos dias. Por exemplo: quando vamos comprar pão, fazer café, pegar ônibus, etc.
Assim por mais que ela seja difícil em nossos estudos, é essencial termos conhecimentos sobre ela. E com o objetivo de desenvolver o raciocínio, a busca de estratégia e refletir, os alunos dos 5ºs estão trabalhando com situações problemas desafiadoras. Os alunos estão adorando
(por professora Lucinete 5M2)



5M1

Os alunos da turma 5M1 realizaram uma pesquisa sobre "BULLYNG" abordando os 7 tipos de bullyng que existe, comportamentos da vítima e curiosidades.
Após a pesquisa, os alunos fizeram uma roda de conversa colocando suas opiniões e desabafos. A atividade foi extremamente rica e prazerosa, pois os alunos ainda confeccionaram cartazes para proporcionar reflexão a comunidade escolar.
( Por professora Célia 5M1)






2016

INDICAÇÃO LITERÁRIA






História/Africanidades/Tecnologia
Uma parceria que dá certo 

Montagem de Engenho e Monjolo













ARTE
Professora Simone Silva de Brito






JOGO DAS PLANIFICAÇÕES - 5M1 - 25 E 28 DE SETEMBRO DE 2015

O JOGO DA SEMANA FOI VOLTADO PARA ESPAÇO E FORMA.
CADA GRUPO RECEBEU FIGURAS PLANIFICADAS E DEVERIA MONTÁ-LAS E NOMEÁ-LAS. ALÉM DISSO, OS GRUPOS DEVERIAM  DESCOBRIR QUANTAS BASES E FACES TINHA CADA FIGURA.
DEPOIS, CADA CARTAZ FOI CORRIGIDO COLETIVAMENTE. 24 ERA O MÁXIMO DE PONTOS QUE UM GRUPO PODERIA ALCANÇAR.
O VENCEDOR FOI O GRUPO 4 (COM 24 PONTOS).
VEJA COMO FOI:


HORA DA MONTAGEM


CARTAZES DIVIDIDOS POR GRUPO
NOMEANDO AS FIGURAS


FINALIZAÇÃO



HORA DO JOGO -  5M1

SEXTA-FEIRA, 11/09, FOI DIA DE JOGAR PEGA VARETAS.
MAS SE VOCÊ ACHA QUE O OBJETIVO ERA PEGAR MAIS VARETAS, VOCÊ ESTÁ MUITO ENGANADO! O OBJETIVO ERA MISTURAR JOGO E MATEMÁTICA... MAIS PRECISAMENTE, A TABUADA!
SIM! É POSSÍVEL APRENDER JOGANDO!

VEJA COMO FOI:

(VALORES PARA CADA COR)

(VAMOS JOGAR!)


HORA DO CÁLCULO


DEPOIS DE JOGAR, CADA ALUNO CALCULOU SEUS PONTOS. 
CADA GRUPO TINHA UM LÍDER, QUE AO FINAL CONFERIA OS PONTOS DE CADA INTEGRANTE DO GRUPO.
DESSA VEZ, O CAMPEÃO FOI O ALUNO PAULO, COM 68 PONTOS.
QUEM SERÁ O PRÓXIMO?




PRODUZINDO POEMAS - 5M1 E 5T2

5M1




5T2











Ciências na prática

"O  ensino por meio da experimentação é quase uma necessidade no âmbito das Ciências Naturais". 
(Santos, César Sátiro. Ensino de Ciências: abordagem histórico-crítica)


  Depois das aulas teóricas sobre circuito elético e seus componentes, bons e maus condutores elétricos, magnetismo... chegou a hora das aulas práticas! 
    Semana passada a turma do quinto ano (5M1) observou o funcionamento de um circuito, diferenciando circuito aberto de circuito fechado, reconhecendo os componentes de um circuito (gerador, condutor, interruptor). A turma aproveitou para tirar as dúvidas e aprender ainda mais!
     Essa semana foi a vez de testar os bons e maus condutores. Com a professora Aline no comando do experimento, os alunos foram sugerindo materiais a fim de descobrir se eram bons ou maus condutores.
     Assim, puderam observar na prática tudo o que aprenderam na teoria. 


Exemplo de circuito aberto -  lâmpada apagada

Exemplo de circuito fechado - lâmpada acesa

Teste de bons condutores - parte de metal da tesoura

Teste de maus condutores - plástico (tampa da caneta)

Circuito elétrico fechado com interruptor

 Semana que vem teremos um experimento envolvendo magnetismo. Aguardem!



Cantando e Entendendo o Hino Nacional


          A letra do HINO NACIONAL parece muito distante da realidade dos alunos. Mesmo aqueles que conseguem cantá-lo, não sabem muito sobre o significado da letra.
          Por isso o trabalho sobre o HINO NACIONAL realizado com o 5º ano ( Professora Aline) fez tanto sentido.














Fonte: Símbolos do Brasil
Cristina Von


Poetizando...

Alunos do 5T2 - Professora Lucinete





HORA DA MONTAGEM




ARKOS

OS 5ºs ANOS NO CAMPEONATO ARKOS

Arkos é um portal que incentiva a leitura dos alunos dos 2º aos 5º anos, usando conceitos comuns em jogos, como pontuação, rankings, níveis, medalhas e desafios para motivar aos alunos.
Nossos alunos, depois que conheceram o Arkos, tem se dedicado muito mais ao hábito de leitura, de forma prazerosa e sem cobrança, entrando no jogo. Nós professoras já percebemos avanços na oralidade e na escrita, afinal, como já diria Mário Quintana “Aprendi a escrever lendo, da mesma forma que se aprende a falar ouvindo...mas, se essas crianças, coitadas, nunca adquirirem o hábito da leitura, como saberão um dia, escrever?”
Para participar do 2º Campeonato Arkos de leitura é necessário o cadastro do aluno no portal www.arkos.com.br.
Esse cadastro pode ser feito pelo professor ou pelos pais do aluno. Para ganhar pontos o aluno deve ler livros e responder aos quizes. Para cada resposta correta o aluno ganha pontos que dependem do grau de dificuldade dos livros e dos números de páginas.
Se você não é cadastrado peça para o seu professor ou seus pais te cadastrarem e prove que você é fera na leitura!
Veja abaixo a classificação dos alunos dos 5ºs anos da EMEB Professor Paulo Freire (atualizado em 27/04/2015):